• COMECEAQUI
  • Comece aqui
  • Comece aqui
  • comece aqui
Selecione o país que deseja enviar flores
Cidades do Brasil
Atendimento Facebook

Instagram Media
No media found for floriculturaviaflores!
Recent Post
Querida Rosa
2015/08/18 0 comments 965 viewed
Ela tinha medo de amar de novo e quando se viu apaixonada surtou (um pouco), pensou que era um erro ou até mesmo in..
Details
Featured Post
Cuidados com orquídeas
2014/10/15 1 comments 2308 viewed
Cuidar de orquídeas não é tão bicho-de-sete-cabeças, como se diz por aí. Com peque..
Details
Como prolongar a vida do seu buquê de rosas
2014/10/15 1 comments 2236 viewed
As principais dicas para prolongar a vida do seu buquê de rosas está nos cuidados com a hidrataçã..
Details
Most Viewed
Significados: Quantidade de Rosas
2014/10/16 1 comments 25891 viewed
Além das cores, as quantidades também diferem os significados para presentear rosas. Saiba o que significa dar..
Details
Como regar suas plantas nas férias e viajar tranquilo
2014/10/18 0 comments 20792 viewed
Surgiu aquelas férias sonhadas, e você quer descansar e curtir, mas não sabe o que fazer com as suas pla..
Details

Como cultivar uma mini-horta em apartamento

Crédito da foto: Atelier Além da Rua

Hoje vamos quebrar um tabu! É possível sim ter uma mini horta de temperinhos e ervas em casa, mesmo morando em um apartamento, por menor que seja. 

Ter uma horta em casa não é somente mais saudável, como também uma "mão na roda" danada na hora de preparar as delícias culinárias, afinal, nem sempre temos á mão aquilo que precisamos e nos deslocar aos supermercados ou sacolões pode nem sempre ser muito viável. Além disso, evita o desperdício, pois não precisa comprar todo o maço de folhas do supermercado, que já não estará fresquinho caso não utilize tudo e deixe para o dia seguinte; em sua horta pode retirar apenas a quantidade necessária e ter ervas e temperinhos sempre frescos, e claro, com a certeza de que não possuem qualquer agrotóxico que vá prejudicar você ou sua familia. 

O primeiro passo é escolher o local... se no seu apartamento tem uma varandinha, lá é o lugar ideal. Caso não tenha, escolha o ambiente mais fresquinho e que receba pelo menos 3h de luz solar, preferencialmente, da parte da manhã, o sol é essencial para as plantinhas se desenvolverem. Escolheu o local? Então considere o seguinte:

- o tamanho é suficiente para uma horta horizontal? Se sim, tá fácil, se não, consideramos a horta vertical, e tá fácil também! 

- qual a variedade de ervas e temperos quero plantar? Isso vai te dizer a quantidade de recipientes necessários e seus respectivos tamanhos. 

- e reflita... quais os temperinhos e ervas mais utéis e/ou utilizados na sua cozinha? Isso vai te indicar quais são os mais indicados para você começar. 

Agora que você já sabe como começar, vamos desvendar algumas dicas para te ajudar a fazer tudo certinho e manter as plantinhas sempre lindas e saudáveis... 

>> No caso da horta horizontal, basta escolher alguns vasinhos (do tamanho desejado) ou uma jardineira da sua preferência, o importante é separar bem os temperinhos pois cada um requer um cuidado especial. É importante uma boa drenagem, assim coloque sempre pedrinhas no fundo do vaso, terra adubada, algumas cascas de ovos também são ótimas para oferecer nutrientes ao solo e então coloque as mudinhas. 

>> Já a horta vertical pode ser feita em garrafas pet reciclavéis, ou naqueles vasinhos de barro, plástico ou metal que fixam-se nas paredes. O procedimento de drenagem é o mesmo, evitando assim uma poça de água no cômodo da hortinha. 

>> Evite plantar mudinhas muito opostas na mesma jardineira ou vaso, procure as que tem necessidades similares como salsinha e cebolinha ou alecrim e manjericão para estarem mais próximos, assim o cuidado com uma não vai atrapalhar a outra. 

>> É preciso regar sua hortinha todos os dias, mas isso deve ser feito exclusivamente no ínicio da manhã ou no final do dia, não regue-as durante a tarde, pois o sol é mais forte e isso irá queimá-las. 

>> A Adubação deve ser sempre orgânica, pois as plantinhas serão consumidas. Essa adubação pode ser feita de 30 em 30 dias, com cascas de ovos secos e triturados, cascas de legumes secos e moídos e outras opções caseiras ou orgânicas facilmente encontradas. 

>> Cuidado com o excesso de água! Molhe sempre com moderação e considerando o tamanho dos vasos e a necessidade da mudinha ali. 

>> Não se esqueça de adubar, regar e retirar as ervas daninhas, tudo conforme as indicações. Verifique sempre se há luz do sol suficiente ou se está exagerado, e dedique muito amor, pois elas crescerão ainda mais verdinhas! 

Aqui tem algumas dicas de como cuidar dos principais temperinhos (direto de um blog muito simpático, que podem verificar aqui), com suas preferências e exclusividades para ficar mais fácil ainda e motivar você a começar já! 

Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.
Alecrim: como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
Salsão: resiste bem ao inverno e precisa ser regada diariamente para se desenvolver. Usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
Hortelã: como as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.
Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.
Sálvia: resiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.
Tomilho: é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.

Tem alguma dica extra para compartilhar? Dúvidas? Conta pra gente nos comentários!! 

Reference: Como cultivar uma mini horta em apartamento
Added 2014/10/29
Como cultivar uma mini-horta em apartamento

Write a comment

Your Name:


Your Comment: Note: HTML is not translated!

Rating: Bad           Good

Enter the code in the box below:

Reload

Related Articles (5)
Como regar suas plantas nas férias e viajar tranquilo
2014/10/18 0 comments 20795 viewed
Surgiu aquelas férias sonhadas, e você quer descansar e curtir, mas não sabe o que fazer com as suas plantinhas em casa? Existem inúmeras técnicas caseiras, baratas e simples, desde ás mais sofisticadas inova&c..
Details
Como regar suas plantas durante o racionamento de água
2014/10/20 2 comments 2012 viewed
Economizar água não é mais um hábito saudável, somente; é uma grande necessidade e responsabilidade para com o futuro. O desperdício precisa ser contido não somente nestes períodos de seca..
Details
2 comments
Dicas de Adubação
2014/10/21 1 comments 2473 viewed
A prática de adubação consiste na reposição dos nutrientes que serão utilizados pelas plantas na produção do alimento que ela precisa. A qualidade e quantidade desse alimento, varia de acordo com..
Details
1 comments
A Borra de Café como Adubo
2014/10/29 0 comments 7009 viewed
O café é uma grande paixão brasileira, afinal, somos o segundo maior consumidor de café do mundo. Mas você sabia que a borra do café também pode ser utilizada e não precisa ser jogada fora? Depois..
Details
Querida Rosa
2015/08/18 0 comments 965 viewed
Ela tinha medo de amar de novo e quando se viu apaixonada surtou (um pouco), pensou que era um erro ou até mesmo invenção de seu enganoso coração, mas algo estava diferente, algo tinha mudado, as batidas do seu cor..
Details
Tel.: (33) 30830657 Fixo Loja
Vivo (33) 99961-2577 whatsapp
Tim (33) 9193-5388 whatsapp
Powered By Fabiano Conserva
Since © 1998
Toilet Cubicles, Bodybuilding Clothing
Please Share