Surgiu aquelas férias sonhadas, e você quer descansar e curtir, mas não sabe o que fazer com as suas plantinhas em casa? Existem inúmeras técnicas caseiras, baratas e simples, desde ás mais sofisticadas inovações tecnológicas para te ajudar a viajar sem preocupações, e encontrar suas flores e plantas lindas e regadas em casa, na volta.
A técnica mais usada é a da garrafa pet. Se sua viagem for de final de semana, uma garrafa de 500ml deve bastar, porém para até 1 semana, a indicada é a garrafa de 2 litros; já se a viagem for mais longa, é melhor buscar outra técnica, como os gotejadores, que funcionam por até 15 dias. Para utilizar essa técnica basta encher a garrafa pet com água, fazer um pequeno furo na tampa e enfiar na terra até que ela possa ficar em pé sozinha. Para retirar a pressão do ar, faça de 1 á 3 furinhos pequenos no fundo da garrafa. Uma dica importante, é nunca colocar a garrafa na terra muito molhada ou muito seca, o ideal é fazer no dia da rega, geralmente 1 á 2 dias após a ultima rega, de acordo com o habitual, para que a terra que acessa a tampa não impeça a saída de água e assim ela seja liberada aos poucos de acordo com a necessidade da planta.
Outro método caseiro, porém que funciona apenas para plantas menores é do cadarço de algodão; e há duas maneiras de se fazer. Primeiro, se o seu vaso for daqueles que possui furinhos no fundo para escoamento, passe um cadarço ou linha grossa de algodão pelos furinhos e deixe as pontas caídas pra baixo. Coloque o vaso da flor sobre uma vasilha cheia de água e coloque as pontas do cadarço que estavam pra baixo dentro da água do recipiente, assim a planta vai "sugar" a água através do cadarço sempre que precisar. Ou, você pode enfiar a ponta do cadarço mais fundo na terra do vaso (é bom colocar alguma coisa para prendê-lo na terra, como um pregador ou palito), e a outra ponta dentro de uma garrafa pet cheia de água (preferencialmente por um buraco na tampa da garrafa, evitando rápida evaporação do líquido).
Uma outra opção, uma das mais em contas no mercado de jardinagem, é adquirir o petgotta, que é um bico gotejador que será enroscado em qualquer garrafa pet. Ele possui uma torneira pequena com registro que permite regular a saída de água e o intervalo entre as gotas, podendo manter as plantas irrigadas por mais tempo e na medida certa. Quanto maior a planta, maior a abertura do registro.
Outra opção, um pouco mais cara, é o "Dry Water", um suplemento de irrigação em gel composto basicamente de água (97,85% de água + 2% de goma vegetal + 0,15% de sulfeto de alumínio). Quando colocado na base da planta, ele libera umidade lentamente, pois entra em contato com as bactérias naturais do solo, retornando assim á sua forma líquida e liberando água que é absorvida diretamente pelas raízes num processo lento, e pode durar entre 30 á 90 dias.
Em caso de viagens muito longas, o melhor método são os sistemas de irrigação automáticas com temporizador. Apesar de ser um método bem mais caro, vale a pena, especialmente em caso de jardins, para encontrar as plantas saudáveis no retorno.
Contudo, se você ainda prefere que sua planta seja cuidada por uma pessoa, e não possui nenhum vizinho ou familiar que possa fazer isso por você, já existem no mercado hotéis para flores, plantas e hortas, com diárias de R$1, como o Bonsakai, um hotel exclusivo para bonsais, aonde suas flores recebem cuidados especiais: além da rega, adubam e podam, deixando seus bonsais em boas mãos.