• COMECEAQUI
  • Comece aqui
  • Comece aqui
  • comece aqui
Selecione o país que deseja enviar flores
Cidades do Brasil
Atendimento Facebook

Instagram Media
No media found for floriculturaviaflores!
Recent Post
Querida Rosa
2015/08/18 0 comments 2273 viewed
Ela tinha medo de amar de novo e quando se viu apaixonada surtou (um pouco), pensou que era um erro ou até mesmo in..
Details
Featured Post
Cuidados com orquídeas
2014/10/15 1 comments 4684 viewed
Cuidar de orquídeas não é tão bicho-de-sete-cabeças, como se diz por aí. Com peque..
Details
Como prolongar a vida do seu buquê de rosas
2014/10/15 1 comments 5907 viewed
As principais dicas para prolongar a vida do seu buquê de rosas está nos cuidados com a hidrataçã..
Details
Most Viewed
Significados: Quantidade de Rosas
2014/10/16 2 comments 73453 viewed
Além das cores, as quantidades também diferem os significados para presentear rosas. Saiba o que significa dar..
Details
Como regar suas plantas nas férias e viajar tranquilo
2014/10/18 1 comments 41852 viewed
Surgiu aquelas férias sonhadas, e você quer descansar e curtir, mas não sabe o que fazer com as suas pla..
Details

Dicas de Adubação

A prática de adubação consiste na reposição dos nutrientes que serão utilizados pelas plantas na produção do alimento que ela precisa. A qualidade e quantidade desse alimento, varia de acordo com o nível de nutrientes disponíveis no processo de produção. Em jardins, as plantas podem retirar nutrientes do solo através da decomposição de restos vegetais e animais, porém as chuvas causam lixiviação, e a adubação acaba sendo necessária; já nos vasos de plantas, ela se torna essencial, visto que o solo não tem de onde retirar novos nutrientes

Os fertilizantes são importantes, porém, se em excesso, são muito prejudiciais ás plantas, procure sempre aplicá-los longe do caule das plantas. Quando adubamos, enriquecemos o solo disponibilizando um estoque de nutrientes para que o alimento produzido pela planta supra todas as suas necessidades; assim, bem nutridas, elas retribuem com beleza de folhagens, flores e frutos

Existem dois principais tipos de adubos: os químicos e minerais, e os orgânicos. O primeiro, é constituído por compostos inorgânicos sintetizados em laboratório, ou retirados de rochas; eles são mais rapidamente absorvidos, porém de curta duração, além de oferecer riscos de queimar a planta caso seja em excesso ou esteja muito próximo do caule ou das folhas. O segundo, é constituído por compostos orgânicos de origem vegetal ou animal; a absorção é mais lenta e possui maior durabilidade no solo, além de oferecer inúmeras vantagens á planta, é mais econômica pois pode ser feita em casa com algumas receitinhas; mas é inviável para culturas com grande necessidade nutricional, como os cereais. 

Dentre os adubos orgânicos que podem ser comprados no mercado, os melhores são: húmus de minhoca, farinha de ossos, esterco e torta de mamona (não recomendada se o seu pet costuma mexer nas plantas, pois apesar de ser ótimos para plantas e flores, é extremamente venenoso para os animais de estimação). 

Há porém, algumas receitinhas caseiras de adubos orgânicos, super fáceis de fazer... como reunir os restos de frutas, legumes e verduras crus e bater no liquidificador com um pouco de água, depois é só coar, e adicionar água filtrada e utilizar na rega das flores até uma vez á cada quinze dias, essa receita é cheia de nutrientes vegetais, e é um excelente adubo orgânico. A água que se lava a carne, possui grande concentração de proteína e nitrogênio, dilua essa água na mesma quantidade de água filtrada (50% - 50%) e utilize na rega das plantas á cada 15 dias, lembre-se de variar entre as receitas para oferecer diferentes nutrientes á planta. 

Outro adubo orgânico simples de se fazer em casa, é guardar a água em que se lavou o arroz, rico em micronutrientes, e regar as plantas com ela. As folhas de qualquer chá também podem ser utilizadas, basta colocá-las na terra, e elas penetram nutrindo a planta. Outro método também, um dos mais famosos, inclusive, é utilizar a casca de ovos. Basta deixá-las secar ao sol e bater no liquidificador até que vire um pó, e misturar á terra dos vasos ou xaxins. 

A melhor época para se adubar as plantas e flores é durante o verão ou primavera, tomando sempre o cuidado de evitar os excessos. Já durante o inverno ou outono, o melhor é evitar a adubação, pois neste período as plantas entram no processo de "dormência", caracterizada pela redução de sua atividade vegetativa. 

Se a adubação não for orgânica, é ideal que seja feita a reposição entre 3 á 4 meses para folhagens, e 2 á 3 meses para floríferas, sempre antes e depois da camada de florescimento. No verão, pode-se adubar de 30 em 30 dias, dependendo do tipo de fertilizante, utilize sempre a dosagem e recomendações do fabricante. 

Alguma outra dica? Dúvidas? Você tem uma receitinha de adubação orgânica caseira diferente? Compartilhe conosco nos comentários!! 

Reference: Dicas de adubação
Added 2014/10/21
Dicas de Adubação

Write a comment

Your Name:


Your Comment: Note: HTML is not translated!

Rating: Bad           Good

Enter the code in the box below:

Reload

Related Articles (3)
A Borra de Café como Adubo
2014/10/29 0 comments 12036 viewed
O café é uma grande paixão brasileira, afinal, somos o segundo maior consumidor de café do mundo. Mas você sabia que a borra do café também pode ser utilizada e não precisa ser jogada fora? Depois..
Details
Como cultivar uma mini-horta em apartamento
2014/10/29 0 comments 20763 viewed
Hoje vamos quebrar um tabu! É possível sim ter uma mini horta de temperinhos e ervas em casa, mesmo morando em um apartamento, por menor que seja.  Ter uma horta em casa não é somente mais saudável, como tamb..
Details
Como cultivar bicos-de-papagaio
2014/11/25 0 comments 9883 viewed
Poinsettia, ou mais conhecida como bico-de-papagaio é uma planta semi-lenhosa, considerada como arbusto ou pequena árvore, podendo atingir até 4m de altura. Possui folhas grandes de cor verde-escuro e flores vermelhas, é ma..
Details
Tel.: (33) 30830657 Fixo Loja
Vivo (33) 99961-2577 whatsapp
Tim (33) 9193-5388 whatsapp
Powered By Fabiano Conserva
Since © 1998
Toilet Cubicles, Bodybuilding Clothing
Whataspp
Please Share